Jornal Página 3

Publicidade

Publicidade

Operação Águas Limpas da Costa Brava iniciará nos próximos dias

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

BandeiraAzul.org
Excelência ambiental é altamente valorizada em países desenvolvidos.
Excelência ambiental é altamente valorizada em países desenvolvidos.

Quinta, 29/3/2018 16:51.

A prefeitura de Balneário Camboriú iniciará nos próximos dias a Operação “Águas Limpas da Costa Brava” com objetivo de recuperar os recursos hídricos daquela região através da identificação de ligações clandestinas ou inadequadas de esgoto.

A região ainda não tem rede de esgoto, mas as casas precisam ter fossas e sumidouros, não é permitido jogar em rios e córregos.

Além de educação ambiental a Operação pretende percorrer o Rio da Mariquinha da nascente até a foz (ele nasce nas pedreiras da Sultepa e deságua no canto norte do Estaleiro); roçá-lo, coletar amostras e analisá-las.

Também serão identificadas as edificações com possíveis pontos de contaminação, para orientação, eventual lacração e exigência de regularização.

O esforço envolve secretaria de Obras, de Planejamento, do Meio Ambiente, Emasa e Vigilância Sanitária.

O secretário do Meio Ambiente, Ike Gevaerd, destacou que é um esforço de diversos setores da prefeitura, “mas só isto não basta é preciso a participação de toda a comunidade da praia do Estaleiro”.

Aquela praia, juntamente com Taquaras e Estaleirinho estão em processo de obtenção da Bandeira Azul, diploma de excelência ambiental que para ser obtido necessita da participação do poder público e comunidade.

Poucas praias e marinas brasileiras ostentam a Bandeira Azul, distinção que faz diferença para quem deseja se destacar no mercado turístico e assegurar um ambiente saudável para as pessoas.

As praias brasileiras certificadas são Praia do Tombo, Guarujá (SP); Prainha, Rio de Janeiro (RJ); Praia Grande, Governador Celso Ramos (SC),; Praia da Lagoa do Peri, em Florianópolis (SC); Praia de Ponta de Nossa Senhora, Salvador (BA) e Praia de Palmas – Governador Celso Ramos, SC.

Os requisitos para praias obterem a Bandeira Azul são os seguintes:

1) Educação e Informação Ambiental: o local deve conter sinalização ambiental, informações sobre as atividades de educação ambiental e as normas de conduta na praia ou marina.

2) Qualidade da Água: uma praia com Bandeira Azul significa que a água de banho é monitorada em relação a diversos parâmetros (bactérias Coliformes Fecais, acidez, óleos e graxas, resíduos sólidos flutuantes, transparência, cor), ou seja, deve ser balneável, além de ter plano de emergência em caso de acidentes.

3) Gestão Ambiental: os usuários da praia incluindo gestores públicos, associações de moradores, de comerciantes, de pescadores e qualquer grupo que participe ativamente da praia devem fazer parte do Comitê Gestor da praia. Questões como ordenamento, preservação de ecossistemas sensíveis, gestão do lixo e saneamento, acessos à praia, estacionamento, sanitários públicos, entre outros devem ser abordados pelo Comitê Gestor.

4) Segurança e Serviços: trata da infraestrutura e serviços que a praia deve oferecer, como chuveiros, banheiros, guarda-vidas, equipamentos de salvamento e primeiros socorros, plano de emergência contra riscos externos, gestão de conflitos, normas de conduta de utilização da praia, entre outros.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade



Geral

Primeiro prefeito eleito de Balneário Camboriú foi morto em quartel da ditadura 


Política

Alargamento da praia e centro de eventos estão na pauta 


Cidade

Prefeito manda construir viaduto em cruzamento com túnel da rua 3100


Cidade

Quase metade deles ligados à violência financeira  


Publicidade


Publicidade


Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade