Jornal Página 3

Morreu a escritora Ana Branca

Segunda, 6/11/2017 13:36.

A escritora Ana Branca da Costa Maia Cardoso faleceu aos 87 anos, de causas naturais, no sábado (4). Ela estava hospitalizada há uma semana na Unimed Balneário Camboriú. O sepultamento aconteceu no domingo (5), no cemitério da Fazenda.

Ana Branca como era conhecida em Itajaí e em Balneário Camboriú, onde fixou residência nos últimos 17 anos, era natural de Nova Lisboa (Angola/África) e sua origem sempre foi lembrada em suas obras literárias.

Somente depois dos 30 anos começou sua carreira literária como escritora, poetisa, contista e cronista. Participou de 20 antologias, recebeu medalhas e premiações, era acadêmica da Academia de Letras de Balneário Camboriú e Itajaí.

Apaixonada por poesia, publicou no ano 2000 seu primeiro livro ‘Sementes Angolanas’. Em 2003 publicou seu primeiro livro de contos intitulado ‘Contos e Crônicas d’Aquem e Além Mar’. Em 2004, motivada pela artista plástica Lourecil Saidel, com quem trabalhou de 1986 a 1992 em Itajaí, Ana Branca publicou dois livros infantis: ‘A Galinha de Angola’ e ‘O Macaquinho Ladrão e outros Contos Aventureiros’.

Ana Branca era diretora da escola de música Proarte e Lourecil era responsável pelo acervo em papel da Fundação Genésio Miranda Lins, guardados para vir a ser o Museu do Desenho e da Gravura de Itajaí. As duas tinham em comum o amor pela poesia que originou uma parceria artística, Ana criando histórias e Lourecil ilustrando as histórias.

Um dos filhos da escritora, Álvaro Cardoso contou que Ana estava pensando em escrever mais um livro e já tinha até título para a obra que não conseguiu terminar “Quantos tipos de Ana eu sou?”.

Ana Branca deixou quatro filhos, Álvaro e Sérgio (que moram em Balneário), Ana que mora em São Paulo e Homero que reside em Portugal e três netos.

Arquivo da família:


Publicidade


Cidade

Programa não está claro e há hesitações políticas  


Política

“Reunião extraordinária não é para discutir cemitério e roda gigante”, disse vereador


Cidade

Desde 2012 governadores de plantão estão prometendo a obra


Policia

Combater pertubação do sossego é a segunda principal ocorrência para a PM    


Equilíbrio

Secretária vai palestrar no dia 23


Geral

Ele foi levado pela correnteza na semana passada


Policia

Bandidos invadiram loja de roupas na Terceira Avenida 


Variedades

Na telona grandes artistas da música brasileira


Opinião

Artigo de opinião


Cultura

Dica de passeio cultural de verão


Cidade

O serviço não tem ônus adicional, é programado e deve ser agendado por telefone