Jornal Página 3

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Show com Arismar do Espírito Santo e Cainã Cavalcante encerra o ITAJAZZ

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Eni Cunha

Quinta, 9/8/2018 14:48.

O multi-instrumentista Arismar do Espírito Santo (SP) e o jovem violonista, guitarrista e compositor, Cainã Cavalcante (CE), trazem temas compostos para cordas, no show de encerramento do ITAJAZZ – Grandes Encontros 2018, nesta sexta (10), em Itajaí.

Na sua 23ª edição, o ITAJAZZ presta homenagem ao seu idealizador, o músico Arnou De Melo. A Mostra de Jazz e Música Popular e Instrumental Brasileira tem início às 21 horas, no Mercado Público de Itajaí, com abertura da Banda Itajazz, Show Convidado, e Jam Session. A Entrada Solidária é um quilo de alimento para o Projeto FOME de QUÊ.

Primeiro evento do gênero em Itajaí e um dos primeiros de Santa Catarina, o Itajazz promove Grandes Encontros. A Banda Itajazz formada por Peninha – bateria; Arnou De Melo – contrabaixo; Daniel Montero - violão e guitarra; Evandro Hasse – sopros; Rubens Azevedo - sopros; Willian Goe – bateria; Giovanni Sagaz – piano; e Louise Lucena – voz, faz o Show de Abertura e inicia a tradicional Jam Session.

Nosso homenageado, Arnou De Melo, é contrabaixista, compositor, arranjador e produtor musical. Formado pelo BIT - Musicians Institute de Los Angeles. É proprietário do Porta Voz Estúdio; Diretor Musical do Itajazz; Professor do Conservatório de Música Popular de Itajaí; e Coordenador do Festival de Música de Itajaí. Referência da música instrumental catarinense, Arnou De Melo completa 50 anos de carreira em 2018.

O ITAJAZZ – Grandes Encontros é patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Itajaí Prefeitura de Itajaí e APM Terminals. Em 2018 também se apresentaram Rafael Petry Quarteto na terça (07); Ozeias Rodrigues Trio na quarta (08); e Grupo Metal Brasil na quinta (09).

Não haverá cobrança de ingresso, mas estamos solicitando, como entrada, a doação de um quilo de alimento para o Projeto FOME de QUÊ - Grupo de Solidariedade às Pessoas em Situação de Rua em Itajaí.

DUO ARISMAR DO ESPÍRITO SANTO E CAINÃ CAVALCANTE

"Arismar e Cainã, dois artistas embarcando em uma balsa/palco, que atraca no lúdico das cidades musicais. Dia 10 de agosto Itajaí acolhe com seu píer d'artes, um santista e um cearense. O encontro de um músico de baile com um violonista de mão cheia numa esquina da vida, para prosear notas tiradas no carinho e expressar em forma de meio concerto, meio seresta de varanda. Só ávida vida busca parcerias. Onze temas compostos ao mundo das cordas. Dois amigos em afinidades, conversa de músicos, prosas sonoras e chorus livres. Perfomances públicas em saraus coletivos. Salve Itajaí! Salve Itajazz!" (Arismar do Espírito Santo)

ARISMAR DO ESPÍRITO SANTO – Santos/SP

Nome consagrado no meio musical, referência em vários instrumentos, Arismar do Espírito Santo é um músico completo. Sua maneira de tocar e compor, sob a força máxima da intuição e espontaneidade, as harmonias inusitadas, os improvisos melódicos, o ritmo contagiante e a criatividade têm sido sua marca registrada. Traz para suas composições e interpretações as linguagens desenvolvidas na bateria, no contrabaixo, no piano, na guitarra e no violão 7’.

Recebeu o Prêmio Sharp de Música e foi eleito um dos 10 melhores guitarristas e violonistas do Brasil (Revista Guitar Player).

Arismar assina e dirige vários projetos: Alegria nos Dedos, Cordas à Solta, Alô Bateria, Canção sem Fronteiras, Encontro Brasileiro do Acordeon, entre outros.

Tem ministrado Master Classes e apresentado concertos em circuito universitário dos EUA, (Trinity College, Rhode Island College, Wheeler School Providence, University of Hartford, Real Art Ways, Newigton Public Library, Manhattan School, Roger Williams University, Nyack College, Towson University, Philadelphia Museum of Art, Yale University, Mc Neese State University, Brazil Camp), na Dinamarca, na Argentina, Uruguai e em várias cidades brasileiras (Festival de Música de Itajaí, Oficinas de Musica de Curitiba, Festival de Choro e Jazz de Jericoacoara, Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga ...). Foi artista residente em Basel (Suíça), onde ministrou aulas de criação musical e realizou concertos durante um mês.

Em sua discografia estão, pelo selo Maritaca, “Arismar do Espírito Santo: 10 anos”, “Estação Brasil”, “Foto do Satélite”, Alegria nos Dedos, Roupa na Corda, Roda Gingante e Flor de Sal (lançamento); “Uma porção de Marias” (Biscoito Fino); “Essa Maré” (Rob Digital); “América” (Lua Music); “Glow” (Universal); “Cape Horn” (independente); além de participar como solista em inúmeros outros CDs.

Arismar viaja com o Projeto “Alegria nos Dedos”, composto de Cd (Maritaca), Songbook e Oficinas de Criação Musical, onde destaca a sonoridade que pode ecoar de cada instrumento, com improvisos melódicos, combinações coloridas e simplicidade. Os temas trazem melodias que mostram a riqueza da música brasileira e sua diversidade. Cria e interpreta temas como uma forma de transporte, que proporciona, a cada audição, a ilusão de um tempo suspenso.

CAINÃ CAVALCANTE – Fortaleza/CE

Nascido em Fortaleza (CE) em 1990, Cainã Cavalcante é um dos grandes talentos da música instrumental brasileira. Violonista, guitarrista e compositor, afilhado do grande Patativa do Assaré, que declama em sua homenagem no primeiro registro de seu trabalho em CD, "Morador do Mato", feito aos 13 anos de idade, vem ganhando espaço na cena instrumental desde que venceu o IV Concurso Nacional de Violão “Musicalis”, em 2.000.

Seu mais recente trabalho, o Cd “Corrente”, conta com a direção musical da instrumentista francesa Elody Bouny, um dos grandes nomes do violão erudito, e com texto de apresentação escrito pelo compositor Guinga. Um projeto audacioso que representa o primeiro registro solo do compositor cearense.

Com o Cd “Parceria” Cainã Cavalcante e Zé Paulo Becker realizaram turnê de lançamento na Europa e Brasil, onde se apresentaram em diversos Festivais. Arismar do Espírito Santo, Mestrinho, Bebe Kramer, Gabriel Grossi, Michael Pipoquinha, Valdonys, Yamandu Costa, são alguns parceiros com quem tem dividido palco em concertos ao redor do mundo.

Uma grande demanda de trabalhos na região Sudeste do Brasil, onde Cainã tem sido requisitado para diversos shows e gravações, trouxe o musico cearense para São Paulo, local de onde, partir de agora, ecoará sua música para o mundo.

Serviço:

ITAJAZZ – Grandes Encontros – 2018

Homenagem aos 50 anos de música de Arnou De Melo

De 7 a 10 de agosto de 2018

Início: 21 horas

Local: Mercado Público de Itajaí

Praça Félix Busso Asseburg – Centro - Itajaí - Santa Catarina – Brasil.

Entrada Franca* Contribuição: 1 quilo de alimento para o Projeto FOME de QUÊ.

PROGRAMAÇÃO:

Sexta – 10/08

21:00 – Banda Itajazz

22:00 – Duo Arismar do Espírito Santo e Cainã Cavalcante (São Paulo - Ceará)

23:00 – Jam Session

Fonte: Mirian Arins

Publicidade

Publicidade

Publicidade



Publicidade


Publicidade


Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade