Jornal Página 3

Publicidade

Publicidade

Valdir Cechinel foi eleito novo reitor da Univali

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Divulgação.

Quinta, 22/2/2018 7:39.

O professor Valdir Cechinel Filho foi eleito ontem, com 51,78% dos votos, reitor da Univali pelos próximos quatro anos.

Ele é atualmente vice-reitor de pós-graduação, pesquisa, extensão e cultura. Sua vitória foi apertada sobre a vice-reitora de graduação Cássia Ferri.

A posse será em 30 de março com a saída do atual reitor, Mário Cesar dos Santos, que dirigiu a Univali desde 2010.

Segundo a assessoria da Univali o perfil reitor eleito é o seguinte:

"Valdir Cechinel Filho é natural de Urussanga, no Sul de Santa Catarina, casado com Lenita Ceccone Cechinel e é pai de duas filhas: Camile e Milene. Ele é mestre e doutor em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Foi pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura da Univali durante 12 anos e, desde, 2014 ocupa o cargo de vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura na Instituição, além de ser pesquisador 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

É também coordenador internacional da Rede Iberoamericana de Estudo e Aproveitamento Sustentável da Biodiversidade Regional de Interesse Farmacêutico (Ribiofar) e da Rede Iberoamericana de Investigação em Câncer (Ribecancer), ambas apoiadas pelo CYTED e CNPq, envolvendo 16 países e 40 Grupos de Pesquisa.

Atua, como editor associado e assessor científico para inúmeros periódicos especializados. É autor de 35 livros, capítulos de livros e de mais de 350 artigos científicos publicados em periódicos especializados nacionais e internacionais, além de 11 depósitos de patentes nacionais e internacionais.

Participa, ainda, ativamente na formação de recursos humanos com mais de 50 dissertações de mestrado e teses de doutorado orientadas. Sua intensa atuação na ciência e tecnologia permitiu que recebesse da Fapesc, em 2012, o Prêmio Caspar Stemmer de Inovação, na categoria Protagonista de Inovação.

Também foi indicado, em 2013, como finalista do Prêmio Santander-Guia do estudante, pelo projeto desenvolvido em parceria com a Indústria Farmacêutica Eurofarma e, em 2015, foi indicado como finalista na categoria Ciência e Inovação, com o projeto intitulado "Busca de novos e efetivos agentes anticâncer a partir da biodiversidade brasileira".

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade



Publicidade


Publicidade


Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade