Jornal Página 3

Publicidade

Publicidade

Com números expressivos, Salah aparece entre melhores do mundo

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Divulgação Liverpool FC.

Quarta, 11/4/2018 8:51.

JOSÉ EDGAR DE MATOS
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O atacante egípcio Mohamed Salah é um dos principais nomes do futebol mundial atualmente. Sem a fama, o prestígio e as conquistas de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, o atleta do Liverpool tem batido de frente com os dois gênios do esporte mais popular do planeta.

São 39 gols em 45 jogos na temporada e um poder de decisão digno dos grandes -foi dele, por exemplo, o gol que praticamente decidiu o duelo contra o Manchester City pelas quartas de final da Liga dos Campeões na terça-feira (10).

Mas o tento que praticamente definiu a eliminatória -o Liverpool ainda saiu do Etihad Stadium vitorioso após Roberto Firmino assegurar a virada por 2 a 1– não é o único feito representativo de Salah nesta temporada.

Seja por seu clube ou pela seleção, o Egito, o atacante tem nesta temporada números dignos dos melhores do mundo. Pelo Liverpool, não é difícil imaginar que Salah encerre a liga nacional mais badalada da Europa como artilheiro.

Restam apenas cinco partidas para o Liverpool completar a participação no Campeonato Inglês, e o egípcio possui cinco gols de vantagem em relação ao segundo no quesito: 29 contra 24 de Harry Kane, do Tottenham.

Só nos últimos dois duelos que atuou pela liga, o camisa 11 anotou cinco gols. Apesar da artilharia no Inglês, Salah deve ficar sem o título. O Liverpool ocupa apenas a terceira colocação, com 17 pontos de desvantagem em relação ao virtual campeão City.

Porém, na Liga dos Campeões, a equipe da terra dos Beatles segue viva e com participação fundamental do egípcio. São oito gols -três deles na fase mata-mata- e duas assistências.

Se o presente exalta Salah, o futuro pode seriamente colocá-lo como destaque definitivo da temporada. O Liverpool é o time inglês com maior tradição a nível europeu, mas não levanta o troféu da Liga dos Campeões desde 2005.

Depois de derrubar o Manchester City, pensar em título não é algo injusto. Afinal, o Liverpool detém o ataque mais eficiente (33 gols) e é o único invicto na competição até aqui.

COPA DO MUNDO

Pela seleção egípcia, Salah também soma bons números e é decisivo. O Egito não se classificava para uma Copa do Mundo desde 1990, na Itália, e a vaga para o Mundial da Rússia veio com o atacante do Liverpool assumindo um papel heroico: foi dele o gol responsável pela classificação.

Em 8 de outubro, Salah atingiu um nível de idolatria raro em seu país. As imagens dele sendo carregado pelo público apenas antecipariam uma situação ainda mais peculiar.

O jogador recebeu milhares de votos para a presidência nas recentes eleições do país: cédulas foram rasuradas e preenchidas com o nome de Salah, também em protesto contra o atual presidente, o ex-general Abdel Fattah al-Sisi.

Principal estrela do país, Salah pode atingir outro patamar na Copa. Mesmo sem figurar como uma equipe de destaque, o Egito pode ir longe na competição, já que deu sorte no sorteio de grupos.

Na primeira fase, o craque do Liverpool terá pela frente o tradicional Uruguai, o país-sede Rússia -que não assusta ninguém, pelo contrário- e a Arábia Saudita, candidata a pior time da competição. Dá para sonhar com pelo menos um lugar nas oitavas de final. 

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade



Negócios

Projeto bateu o próprio recorde de adesões e ações


Esportes

Os campeões colocaram a CPH Brasil e Balneário no topo do pódio    


Política

Segurança e mobilidade estiveram entre as principais preocupações


Cidade

Conselho da Cidade e Câmara de Vereadores não votam mais em casos desse tipo 


Publicidade


Esportes

O título é inédito para Balneário Camboriú    


Esportes

A equipe treinada por Gerson Cabral quer o bi  


Variedades

Inscrições abertas


Cultura

Serão distribuídos R$ 8,4 milhões aos vencedores. 


Publicidade


Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade