Jornal Página 3

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Gideões começaram no final de semana com mudanças na estrutura e trânsito

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Quinta, 19/4/2018 11:38.

Camboriú está sediando desde ontem, sábado (21), o 36º Congresso Internacional das Missões dos Gideões Missionários da Última Hora.

Houve mudanças na estrutura e organização para atender reivindicações de moradores e as cerca de 160 mil pessoas que estão sendo esperadas até o dia 30 de abril, quando termina o evento.

O dia mais movimentado deverá ser na próxima quinta-feira, dia 26, quando acontecerá a cerimônia de abertura oficial no Ginásio Irineu Bornhausen.

Mudanças na estrutura de apoio

A Prefeitura já anunciou que vai oferecer estrutura, ações de saúde e organização do trânsito para este que é o maior evento da cidade. O prefeito Elcio Rogério Kuhnen comenta alguns aspectos passarão por melhorias este ano.

“Fazer mudanças em uma estrutura que é usada há mais de 30 anos é sempre complicado, mas fizemos um planejamento para reduzir a concentração dos comércios em via pública, aumentando assim o espaço de circulação das pessoas”, diz ele.

Aos chamados ambulantes não será permitida a venda de certos produtos, caso de roupas, sapatos e outros. No entanto, eles poderão trabalhar com alguns tipos de alimentos. Há uma alteração também com relação à venda de alimentos que exigem equipamentos móveis de pequeno porte (caso de pipoca, milho, espetinho) que serão limitados e colocados em locais determinados pela fiscalização.

“Isso visa evitar estas atividades em frente aos pontos fixos, uma das reclamações que tivemos no ano passado”, aponta ainda. Outro problema identificado foi com relação à manutenção da limpeza urbana na área central da cidade. Por isso, além das equipes de limpeza atuarem à noite, como foi no ano passado, também serão colocadas equipes durante o dia.

Trânsito

Este ano haverá novidades quanto ao trânsito, uma delas é o local de estacionamento de ônibus, que será próximo ao Ginásio Irineu Bornhausen.

O diretor do Departamento de Trânsito (Demutran), Edemir Meister, esclarece que esta alteração vai diminuir o fluxo dos ônibus de excursão em outros pontos da cidade, assim como interferir menos no fluxo de veículos na Avenida Minas Gerais.

Como nos anos anteriores, a área central da cidade fica fechada para veículos. Quem chegar em Camboriú pela Avenida Santa Catarina, vai entrar à direita na rótula – sentido Instituto Federal Catarinense (IFC) – e seguir pela Avenida Minas Gerais. Automóveis, ônibus e vans contam com rotas específicas para circulação durante o evento. Todas as rotas podem ser verificadas no Mapa do Trânsito, divulgado pelo Demutran.

Outra mudança é que as ruas Manoel Anastácio Pereira e Pedro Saut Junior, que em outros anos permaneciam fechadas durante todo o período, serão liberadas em horários de pico – pela manhã, entre 7 e 8 horas e no fim da tarde, entre 18 e 19 horas.

Meister explica que dois postos de recepção para veículos serão montados nos principais acessos a Camboriú. O primeiro fica próximo ao bairro Taboleiro, no entroncamento da Avenida Santa Catarina com Rua Imbuia. No acesso via São Francisco de Assis, o posto de recepção ficará na Praça do bairro.

Outro ponto, este para recepção e informação aos pedestres, será montado na rótula entre a Avenida Santa Catarina e a Rua Gustavo Richard. Na Praça das Figueiras, haverá uma central de informações aos visitantes.

Trânsito livre para moradores do Centro

Os moradores e comerciantes que precisam transitar nas áreas fechadas devem procurar a Secretaria de Finanças, com comprovante de residência atualizado, para retirar a identificação de trânsito livre que permitirá sua circulação.

O atendimento para este pedido inicia na sexta-feira, dia 20, das 12 às 18 horas, e segue até o fim do evento. A Secretaria passa a atender em horário estendido no sábado, dia 21, até o dia 1º de maio, das 9 às 21 horas diariamente – inclusive no fim de semana.

Publicidade

Publicidade

Publicidade



Publicidade


Publicidade


Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade