Jornal Página 3

Publicidade

Publicidade

Publicidade

FAB intercepta avião boliviano com 300 kg de pasta base de cocaína

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Polícia Federal/Divulgação
FAB intercepta avião que transportava 300 kg de pasta base de cocaína

Domingo, 10/6/2018 11:30.

(FOLHAPRESS)

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, na manhã deste sábado (9), um avião boliviano carregado com cerca de 300 quilos de pasta base de cocaína. O monomotor efetuou um pouso forçado em uma área rural nas proximidades do município de Tapirapuã (MT). As informações são da Agência Brasil.

Duas aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano da FAB e um avião radar E-99 foram empregados para monitorar e efetuar a interceptação do monomotor PT- IDV proveniente da Bolívia.

Segundo a FAB, o piloto não respondeu às interrogações, uma das etapas das medidas de policiamento do espaço aéreo, e foi classificado como suspeito.

De acordo com o comandante de Operações Aeroespaciais, tenente-brigadeiro Carlos Vuyk de Aquino, a interceptação demonstrou que a FAB apresentou pronta-resposta à sociedade brasileira.

"A Força Aérea Brasileira cumpre com sua missão constitucional de controlar o espaço aéreo brasileiro", afirmou, em nota.

A interceptação faz parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a Força Aérea Brasileira e a Polícia Federal.

DROGAS NA FRONTEIRA

Em março, outro avião vindo da Bolívia já havia sido interceptado pela Força Aérea, como parte da Operação Ostium. O bimotor de pequeno porte estava com mais de 500 kg de cocaína ao passar pela área rural de Nova Fernandópolis, em Mato Grosso.

Ao entrar no espaço aéreo brasileiro, o piloto de um caça Super Tucano da FAB também tentou contato com o bimotor, mas não obteve resposta. Com a falta de retorno, ela se tornou suspeita. 

A FAB então determinou que o piloto mudasse a rota e pousasse no aeródromo de Cuiabá, mas não foi atendida. Apenas quando os militares se preparavam para disparar o tiro de aviso é que o bimotor fez um pouso forçado em uma fazenda de Nova Fernandópolis.

A Polícia Federal no estado foi acionada para fazer a abordagem do piloto e da aeronave em solo, momento em que foi descoberta a droga. Não foi informado qual era o destino da cocaína nem qual o procedimento tomado com o piloto da aeronave.

Publicidade

Publicidade

Publicidade



Publicidade


Esportes

Na seleção um jogador de Balneário Camboriú  


Variedades

Vai rolar sorteio para o baile de abertura no Instagram do Página 3


Cinema

Nesta quarta-feira


Policia

Comandante recebeu título de cidadão honorário  


Publicidade


Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade