Jornal Página 3

Publicidade

Publicidade

Novos Cidadãos Honorários de Balneário

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Fotos Charles Camargo
Nelson Nitz, Mariano Palmioli, Júlio Cesar Pio com o vice-prefeito e o presidente legislativo.
Nelson Nitz, Mariano Palmioli, Júlio Cesar Pio com o vice-prefeito e o presidente legislativo.

Sexta, 6/4/2018 8:46.

Nelson Nitz, Júlio Cesar Pio, Guilherme Paulo Ramalho Chaves, Mariano Palmioli e Oswaldo Pinel Brantes foram apresentados em sessão solene nesta quarta-feira (4). A Câmara também homenageou Jair Miguel Ricardo e Pedro Neves de Souza. com o título de Cidadão Benemérito.

Um dos homenageados, Oswaldo Pinel Brantes não pôde comparecer. Por isso o presidente do Legislativo, Roberto Souza Junior entregou ao vereador proponente André Meirinho que repassará o título ao homenageado.

O vice-prefeito Carlos Humberto Metzner Silva, os vereadores proponentes e os homenageados fizeram uso da palavra.

Os vereadores com os homenageados

Quem são eles:

Nelson Edilberto Nitz - Nasceu em 31 de outubro de 1952 em Blumenau, reside em Balneário Camboriú há 59 anos. É de Dyllia e Bruno Nitz, irmão de Maria Helena Nitz e pai de Bruno Nitz Neto, Juliethe Pereira Nitz, Tayana Manoela Nitz e Silvia Nitz. É engenheiro, construtor e hoteleiro. Começou suas atividades como construtor em 1976, sendo um dos fundadores do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon). Também é sócio-fundador do Lions Clube Leão do Mar e do Automóvel Clube de Balneário Camboriú. Foi vereador de 1982 a 1988, sendo presidente da Câmara de Vereadores no biênio1987/1988; foi secretário de Obras no governo de Armando César Ghislandi, e novamente vereador no período de 2005 a 2008. Atualmente preside o Sinduscon Balneário Camboriú (gestão 2017/2020), cargo que ocupa pela primeira vez, apesar de sempre fazer parte da diretoria da entidade.

Julio Cesar Pio - Nasceu em 7 de abril de 1955 em Itapema. É filho do primeiro prefeito eleito de Balneário Camboriú, Higino João Pio, e de Amélia Cherem Pio. É casado com Rosineri Cabral Pio, com quem teve dois filhos, Cristiano Cabral Pio e Julio Cesar Pio Junior. Tem dois netos, Valentina e Cristiano. Firmou-se como empresário através da Distribuidora de Bebidas Laranjeiras, e também no ramo alimentício e hoteleiro. Hoje, destaca-se nos ramos da construção civil e imobiliário.

Guilherme Paulo Ramalho Chaves - Nascido em 1957, em Curiúva, interior do Paraná, é filho de Walckenaer Chaves e Blandina Ramalho Chaves. Casado com Aurea Lima, é pai de três filhos: Pablo, Guilherme e Amanda. Após muitas viagens a turismo para Balneário Camboriú, fixou residência na cidade em 1990. Instalou-se no ramo de empreendimentos imobiliários, com a empresa Guilherme Ramalho Imóveis, que já tem 28 anos de existência.

Mariano Palmioli - Natural de Buenos Aires, está em Balneário Camboriú há 30 anos. Formou-se em Administração em Buenos Aires, em Turismo e Hotelaria pela UnivaliI e é pós-graduado em Marketing pela Univali. É diretor comercial do Hotel HM Plaza e proprietário-diretor da empresa Tudo Bem Eventos & Receptivo. Entre os eventos que promove estão a Competição Internacional de Futebol Santa Catarina CUP, há 25 anos, e a Balneário Camboriú CUP, há 12 anos; o Encontro Internacional Melhor Idade do Mercosul, há 20 anos; e a Festa Internacional da Primavera, há 10 anos.

Oswaldo Pinel Brantes - Nasceu em Duas Barras, no Rio de Janeiro, em 31 de dezembro de 1926, e reside em Balneário Camboriú desde 1965. É casado com Celina, pai de três filhas, Liliane, Dóris e Cristian, e avô de três netos, dois meninos e uma menina. Formado em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Paraná, em 1954, iniciou sua carreira profissional no ano de 1955 no Departamento de Estradas e Rodagens (DER). Trabalhou como engenheiro em uma fábrica de turbinas com sede em Joaçaba, comprada posteriormente pela empresa Weg. Em 1965, mudou-se para Balneário Camboriú, e projetou, em 1973, seu primeiro edifício, o Jangada, na Avenida Central.

Alguns anos depois, foi convidado a assumir a função de diretor de obras públicas do Município, e posteriormente nomeado como engenheiro titular do Departamento de Estudos e Projetos, pelo então prefeito Gilberto Américo Meirinho, sendo o primeiro profissional de engenharia residente no município a integrar a administração municipal. Na gestão municipal de 1973 e 1977, teve relevante participação no projeto de implantação da Terceira e da Quarta Avenidas, esteve à frente da negociação para concessão de financiamento do projeto pioneiro de esgoto sanitário e pluvial do município junto ao Banco Nacional de Habitação (BNH), e atuou na criação da Companhia de Desenvolvimento e Urbanização de Balneário Camboriú (Compur). Desenvolveu o projeto original de construção do prédio da prefeitura municipal de Balneário Camboriú, auxiliando na escolha, junto ao prefeito da época, do local para a implantação da mesma.

Jair Miguel Ricardo - Nasceu em 21 de setembro de 1970, em Camboriú. Aos quatro anos se mudou para Balneário Camboriú. Filho de Jaime Ricardo e Odail Custódio, foi vendedor de picolé e catador de papelão até se tornar mecânico e comerciante. Casou com Simone da Silva Ricardo e é pai de Marcos Aurélio e Maria Clara. Conhecido como ‘Jair Mecânico’, foi vereador de Balneário Camboriú no ano de 2000 pelo PTB, e assumiu a vaga na 9ª Legislatura da Câmara de Vereadores, entre 2001 a 2004. Na vida pública, foi superintendente do Fundo Rotativo do Bem-Estar Social (Furbes) e secretário de Administração da Câmara de Vereadores.

Pedro Neves de Souza - Filho de Alci de Souza e Mery Rebelo de Souza, nasceu em Camboriú em 5 de agosto de 1955, e mudou-se aos nove anos, juntamente com seu irmão gêmeo, José Neves de Souza, para o então Distrito da Praia de Camboriú. Nesta época, trabalhou no hotel de propriedade do primeiro prefeito eleito pelo povo após a instalação do município de Balneário Camboriú, Higino João Pio, assumindo posteriormente a gerência da Rede Plaza de Hotéis no estado de Santa Catarina. Casado com Cristina Farina de Souza, é pai de três filhos, Fernanda Chedid de Souza, Pedro Henrique de Souza e Matheus Farina de Souza, e avô de Mariana. Pedro Neves de Souza é empresário da construção civil, sócio fundador da Camboriú Incorporadora e Construtora Ltda., sediada nesta cidade, atuante no mercado da construção civil desde o ano de 1982, idealizou, construiu e incorporou mais de 30 empreendimentos residenciais. Na política, foi secretário do governo Harold Schultz e conselheiro do PSDB de Balneário Camboriú. Na vida social, foi fundador do Lions Clube Balneário Camboriú Barra Sul e do Automóvel Club Balneário Camboriú, presidente por três mandatos consecutivos do Club Beira Rio e presidente da Loja Maçônica Estrela do Mar.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade



Geral

Primeiro prefeito eleito de Balneário Camboriú foi morto em quartel da ditadura 


Política

Alargamento da praia e centro de eventos estão na pauta 


Cidade

Prefeito manda construir viaduto em cruzamento com túnel da rua 3100


Cidade

Quase metade deles ligados à violência financeira  


Publicidade


Publicidade


Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade