Jornal Página 3

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Segunda azul: Dia de Conscientização do Autismo

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Divulgação
Pacientes da AMA Litoral em visita ao zoo

Segunda, 2/4/2018 15:51.

O dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, foi criado pela Organização Mundial da Saúde há 11 anos, para chamar atenção deste transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta em torno de 70 milhões de pessoas no mundo.

No Brasil a data é lembrada com palestras, cursos e seminários sobre o Transtorno de Espectro Autista (TEA) e muitos pontos turísticos e instituições públicas adotam a cor que simboliza a data, o azul, porque a maior incidência de casos é do sexo masculino.

Em alusão à data, o Ministério da Saúde fechou parceria com a Universidade Federal de São Paulo nesta segunda-feira para capacitar mil pais e cuidadores de crianças de 2 a 9 anos, com atraso de desenvolvimento, incluindo o autismo. O convênio está inserido no Programa Internacional de Capacitação de Familiares e Cuidadores de Crianças, que existe em 29 países. Estima-se que 1% da população no Brasil tenha autismo.

O Ministério da Saúde vai atingir 10 regiões do país e investir R$ 2,5 milhões. A qualificação começa em Curitiba e ano que vem alcançará outros 10 estados.

Em Balneário

Alunos, professores e pais no Cristo Luz, que adotou a cor do autismo

A Associação de Pais e Amigos do Autismo) AMA Litoral fundada há 11 anos, atende atualmente 62 pacientes entre 3 e 28 anos. Esta é sua capacidade máxima. Na fila de espera tem 22 crianças aguardando atendimento.

A AMA Litoral se mantém com convênios com a prefeitura, através dos conselhos municipais (Conselho da Criança e do Adolescente, Conselho da Assistencia Social e Conselho da Saúde.

Cátia Franzoi, mãe de autista e uma das fundadoras da AMA Litoral que presidiu por muitos anos, atualmente está na presidência da Associação Catarinense de Autismo (ASCA), criada recentemente e que tem 16 AMAs cadastradas.

“Destas, nove fazem atendimento. As outras sete ainda aguardam convênios e parcerias com as prefeituras dos municipios para poder iniciar os atendimentos”, informou Cátia.

Nesta data, são realizados vários seminários e congressos em todo o Estado para capacitar, levar informação a todos os municipios para que as pessoas possam entender cada vez mais as questões relacionados ao autismo.

Programação

Dias 2 e 3 - Visita da AMA Litoral ao zoo do Parque Cyro Gevaerd.

Dia 4 - Congresso sobre Autismo através da ASCA, em Florianópolis.

Dias 5 e 6 - Oficina de desenho em parceria com o Balneário Shopping.

Dia 11 - Noite da Sopa do Siri, no Pilekinho´s Bar.

Dia 13 - II Seminário sobre Autismo, na Univali/Itajaí.

Dia 14 - Pedágio AMA Litoral

Dias 16 a 20 - Visita nas escolas pelos profissionais da AMA Litoral.

Dia 25 - Palestra sobre preparação para o mercado de trabalho, com Amanda Macena.

Dia 26 - Encontro com o catarinense Marcos Petry, Autista de Alto Funcionamento, autor do livro “Contos de Meninos e Meninas, Contos de Homens e Mulheres” e palestrante. O local e o horário ainda será divulgado.

Publicidade

Publicidade

Publicidade



Eleições

Com Lula, Bolsonaro empata e sem ele está disparado à frente 


Eleições

Em entrevista ao Página 3 ele conta que quer ser deputado do empreendedorismo


Justiça

Multa diária pelo descumprimento é R$ 10 mil 


Saúde

Destaque para o Dia D contra sarampo e polio  


Publicidade


Publicidade


Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade