Jornal Página 3

Publicidade

Publicidade

Saúde de Balneário Camboriú aproveita Dia dos Namorados para tratar de prevenção

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Divulgação

Terça, 12/6/2018 10:37.

O Programa Municipal de Combate à Aids está aproveitando o Dia dos Namorados, para realizar uma ação preventiva, que está acontecendo no Posto Central até às 16 horas: o teste rápido para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

Qualquer pessoa pode passar no posto da 1500 e aplicar o teste, que demora pouco mais de meia hora para apresentar o resultado. O único requisito é apresentar um documento de identificação com foto.

A psicóloga Jacheline Hoffmann, coordenadora do CISS/CTA, disse que durante todo o ‘mês dos namorados’ a equipe de campanhas estará circulando em bares, restaurantes, casas noturnas, levando orientações, material informativo e principalmente distribuindo preservativos, o único meio seguro de prevenção ao vírus.

“Balneário Camboriú é municipio prioritário em números e notificações no Estado. Temos um número bem significativo de pessoas vivendo com o HIV aqui, temos quatro vezes a média nacional”,disse Jacheline.

Como em todo o país, o maior número de casos é de homens na faixa entre 18 e 35 anos.

“Nas ações noturnas, em baladas, queremos alcançar o público ainda mais jovem, para que usem o preservativo. Eles sabem disso, mas ainda assim é preciso enfatizar, lembrar, orientar para que esse número reduza. E não estamos falando somente do HIV, a sífilis é algo bem significativo assim como outras doenças sexualmente transmissíveis”, orientou a coordenadora.

PEP

Outra forma de prevenção é a Profilaxia Pós Exposição (PEP), ainda pouco conhecida, mas eficaz para impedir a contaminação em casos de sexo desprotegido, violência sexual ou de profissionais da saúde que possam ter entrado em contato com o vírus recentemente.

Sempre com orientação médica estas pessoas devem procurar imediatamente o tratamento e tomar a medicação por 28 dias sem parar.

“Até 72 horas depois do ocorrido, as pessoas tem essa chance de impedir a infecção. O Ministério da Saúde quer atacar por todos os lados para evitar que estes números cresçam”, resumiu Jacheline.

Independente das ações neste mês dos namorados, o CTA oferece teste rápido todos os dias, das 7h às 18h. Não é preciso marcar com antecedência. Basta comparecer com um documento com foto.

O CISS/CTA fica na Rua 2350, 560.

Informações: 3363-6741


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade



Policia

Conheça o passo a passo das investigações da DIC e GAECO


Cidade

Hoje faz cinco anos desde o primeiro ato público em Balneário Camboriú


Cidade

Morto no sábado ele foi uma lenda no futebol catarinense  


Cidade

Jornal Página 3 prepara material especial para a data


Publicidade


Publicidade


Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade