Jornal Página 3

Publicidade

Publicidade

Univali em campanha de conscientização sobre a afasia

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Divulgação Univali
Integrantes do projeto Assessoria Rede de Apoio Afásicos de Itajaí

Terça, 26/6/2018 10:20.

Junho é o mês de conscientização sobre a afasia, um distúrbio de linguagem causado por acidente vascular, traumatismo craniano, meningite e por outras ocorrências que lesionam o cérebro.

A determinação partiu da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia que dedica esse mês para alertar sobre a importância do tratamento e da reabilitação. Neste sentido, um grupo de professores e acadêmicos da Univali realiza a partir desta terça-feira (26) até a próxima quinta-feira (28) vários debates e discussões sobre o assunto em unidades básicas de saúde e hospitais da região. No Ruth Cardoso, o tema será debatido na próxima quinta-feira.

Participam alunos e professores da saúde, profissionais e pacientes, por meio do projeto de extensão Assessoria na Construção da Rede de Apoio para Afásicos de Itajaí junto com a Associação de Afásicos de Itajaí e Região (AAfas).

Nesta terça-feira, haverá abordagem na UBS da Univali, em Itajaí, no bloco B7; outro grupo estará no Hospital Marieta, em conjunto com o Estágio em Fonoaudiologia Hospitalar, e na UBS Praia Brava, em parceria com o Estágio de Fisioterapia na Atenção Básica.

Na quarta-feira (27), a atividade será durante o evento Conexão Saúde, que reunirá acadêmicos e professores da Escola de Ciências da Saúde no Teatro Adelaide Konder, na Univali.

Na quinta-feira (28), o grupo estará na Clínica de Fisioterapia, repassando orientações relativas ao distúrbio a pacientes e acompanhantes da Clínica de Fisioterapia, situada no térreo do setor F, na Universidade.

Ainda na quinta-feira, vai ter uma roda de conversa sobre afasia com a equipe de saúde do Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú.

Apoio aos afásicos

Acadêmicos e professores dos cursos de Fonoaudiologia, Psicologia e Enfermagem trabalham e monitoram as atividades da AAfas, como fazer a triagem de novos pacientes, reuniões com cuidadores, oficina de conversação, encontros da associação e reuniões internas da equipe do projeto.

Todas as segundas-feiras, a partir das 14h30, no bloco F5, as atividades ocorrem de forma separada - afásicos para um lado e cuidadores para outro. Nas quartas-feiras, no mesmo horário, são feitas as triagens e todos os associados reúnem-se para atividades de lazer como – dominó, baralho, artesanato, entre outras.

Como participar?

Os interessados devem entrar em contato com a Clínica de Fonoaudiologia da Univali, pelo telefone (47) 3341-7692, para agendar um horário de acolhimento. Não é necessário encaminhamento médico ou de Unidade de Saúde, e tanto a triagem quanto as atividades são ofertadas de forma gratuita.

 


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade



Publicidade


Publicidade


Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade