- Publicidade -
- Publicidade -
26.8 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Praias agrestes de Balneário Camboriú estão recebendo câmeras de videomonitoramento

As praias agrestes de Balneário Camboriú estão recebendo câmeras de viodeomonitoramento, com previsão de instalação concluída até final de setembro. 

Esta será das principais novidades para o verão de Balneário Camboriú, antecipada pelo Corpo de Bombeiros para o Página 3 em janeiro (relembre aqui).

O Comandante do 13º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Balneário Camboriú, Tenente-Coronel José Ananias Carneiro, disse ao Página3 que a empresa vencedora da licitação, a Headnet  Engenharia, do Paraná, assinou contrato de R$ 178 mil para instalação dos equipamentos. 

- Publicidade -

“Eles têm mais 30 dias para finalizar. Os empresários da região das praias agrestes exigiam essa segurança e nós também pedíamos muito, e agora finalmente teremos as câmeras. Um exemplo é que na Praia Central, que é 100% videomonitorada, não há tantos afogamentos, e nas praias agrestes ocorreram os últimos, exatamente por até então não termos esses equipamentos”, explica.

Onde ficarão as câmeras

Movimento nas agrestes será acompanhado na base do Pontal Norte (Divulgação/13BBM)

A central de videomonitoramento permanece na base do Pontal Norte. 

Com tecnologia speed dome (dispositivo para monitoramento a grandes distâncias, que capta e processa imagens de alta qualidade), os equipamentos ficarão na Praia do Estaleirinho (uma câmera, no posto de guarda-vidas), em Taquaras (em um poste de 10m ao lado do posto de guarda-vidas), Laranjeiras (em um poste de 10m ao lado do posto de guarda-vidas), Estaleiro (duas câmeras, uma em um poste a 10m ao lado do posto dos guarda-vidas e a outra em um poste ao lado esquerdo da praia, após as pedras) e em Taquarinhas (uma câmera que ficará em um poste de 10m no meio do estacionamento que há no local).

O contrato ainda prevê mais uma câmera na Praia Central (na altura da Rua 4.550), uma na Praia do Buraco e mais seis que podem ser utilizadas na sede do 13BBM (tanto no quartel da Av. das Flores ou na base do Pontal Norte).

Secretário de Turismo destaca a importância da novidade

O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Geninho Góes, apontou que a segurança é algo primordial para um destino de qualidade, a exemplo de Balneário. 

“Não só a urbana, como é o caso dessas câmeras, mas também nos equipamentos e empresas privadas. Balneário se destaca por ser segura, se não somos a cidade mais segura do Brasil, somos uma das mais. Considerando isso, estaremos lançando em setembro selos de qualificação do turismo e um deles é o de segurança – afinal, um parque, por exemplo, também tem que ter segurança em seus equipamentos. E no caso das praias, quanto mais câmeras e segurança tivermos, melhor”, diz.

Placas também estão sendo instaladas

Placas estão em implantação na cidade (Divulgação/PMBC)

Geninho aproveita para citar que, junto ao departamento de Sinalização e Engenharia de Tráfego da Autarquia BC Trânsito, estão trocando as placas informativas da cidade, o que deve ser finalizado também para o verão. 

- Publicidade -

“Estamos trabalhando em cima desse projeto. Foi homologada a empresa que vai fazer a sinalização turística da cidade, com placas bilíngues, que devem ser trocadas até o início da temporada”, acrescenta.

A troca das placas está na primeira fase. Ao todo, são 220 placas com informações bilíngues, distribuídas em pontos estratégicos das vias do município. 

A nova sinalização pretende contribuir para melhorar o fluxo de pessoas pelas ruas que levam aos atrativos turísticos e facilitar o deslocamento pela cidade.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -