Jornal Página 3

Publicidade

Publicidade

Grupo Cultural Tarrafa Elétrica lança videoclipe online

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Divulgação Tarrafa Elétrica

Sexta, 16/3/2018 8:58.

Por Vanessa Brasiliense Barcelos

A cidade de Itajaí é a musa inspiradora nas composições do Grupo Cultural Tarrafa Elétrica. Cultura, costumes, lugares e linguajares ganham vida e ritmo nas mãos da banda mais querida da cidade. O cenário do Porto, com dezenas de milhares de contêineres empilhados em navios adentrando o rio Itajaí-açú aguçou os instintos dos integrantes na criação do que seria um dos maiores hits de sua carreira. Juntando o cenário com a bandeira revolução, que prioriza a educação, a cultura, o respeito ao próximo e ao meio ambiente, nasceu a letra de "Cidade dos Contêineres”, que usa o mote da reciclagem como analogia para o fomento da cultura local.

Com 13 anos na estrada, álbum e DVD elogiados por público e crítica, o Grupo Cultural Tarrafa Elétrica sentiu a necessidade da gravação de um videoclipe para ilustrar uma de suas músicas mais conhecidas. Com a cidade de Itajaí como cenário, o clipe "Cidade dos Contêineres" foi realizado através da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, com o apoio do Instituto Grupo Poly e tem estreia marcada para o dia 17 de março, às 18:00, no canal da banda no Youtube (www.youtube.com/tarrafaeletrica).

"A ideia do clipe partiu do significado da música que aborda a reciclagem de forma análoga à cultura. Optamos por usar a latinha como protagonista, pois este é o ícone máximo da reciclagem. A ideia da produção era trazer uma ótica diferenciada em torno da latinha, desde o momento do consumo até a reciclagem”, relata Evandro Che, compositor da canção e vocalista do grupo.

Com a coprodução de Setebarba Filmes e Café Maestro Produções, “Cidade dos Contêineres” foi dirigido por Jonatan Gentil, com roteiro elaborado em parceria com os integrantes da banda. “Fiquei muito feliz em receber o convite do Tarrafa, pois é uma banda que acompanho desde o início. Elaboramos o roteiro conforme a banda tinha imaginado: o mundo visto pela ótica de uma latinha. A partir daí, fomos organizando as locações, melhores ângulos e elenco para o projeto”, comenta Gentil.

Além dos integrantes do Tarrafa Elétrica, diversas personalidades itajaienses aparecem no clipe, bem como os filhos dos integrantes - a nova geração de tarrafeiros. “Contamos com a participação de pessoas que são reconhecidas na cidade ou que fizeram parte da nossa história, como é o caso da Fátima Vanzuíta, José Matarezi e do Charles Augusto. A escolha da Setebarba e da Café Maestro seguiu o mesmo padrão, pois são grandes parceiros do Tarrafa. Foram dias de trabalho muito prazerosos e estamos ansiosos para ver a aceitação do público”, relata Evandro Che.

Projeto Cardume

Em paralelo ao lançamento do clipe a banda trabalha de forma inovadora na criação de seu novo álbum. Com a intenção de fazer um trabalho que agregue mais interatividade ao som peixeiro de raiz, o Tarrafa Elétrica criou um grupo no Facebook intitulado "Projeto Cardume".

Por lá, de forma coletiva, a banda interage com seus seguidores através de mensagens, enquetes, vídeos e arquivos de áudio da novas composições, ferramentas que ajudam a colher opiniões que vão nortear ou até mesmo definir a identidade das novas músicas. Quem assina a direção musical do novo álbum do Tarrafa é o renomado músico, produtor e arranjador Ozeias Rodrigues, mais um personagem consagrado e que vem fazendo história na cena musical de Santa Catarina.

Projeto Cardume: https://www.facebook.com/groups/237562060057457/?source_id=291198540907737

Sobre a banda Tarrafa Elétrica

A banda Tarrafa Elétrica já está há 13 anos na estrada, transformando em música os costumes e as tradições do litoral norte de Santa Catarina. Com essa proposta sonora, o grupo seguiu buscado em livros, contos, causos e conversas ingredientes para temperar suas composições, que são conhecidas dentro e fora do Estado.

Acompanhado dos emblemáticos personagens Boi-de-mamão e Maricota, o Tarrafa Elétrica proporciona uma performance alegre, repleta de poesias e encantos tipicamente catarinenses. Em 2009 lançou o CD "Linhada de Cultura", primeiro da banda. Em 2014 lançou o DVD "Tarrafa Elétrica - 10 Anos Tarrafeando”, show com o qual a banda circulou grande parte de Santa Catarina no ano de 2016.

Em 2017 a banda foi uma das atrações do XX Festival de Música de Itajaí, festival consolidado entre os maiores e mais tradicionais do Sul do País que se destaca pelo alto nível de suas atrações musicais. No mesmo ano, o grupo contribuiu com suas canções para quatro curtas animados intitulados “As Lendas de Navegantes”.

Atualmente o grupo trabalha em seu mais novo e ousado projeto, a criação de um álbum produzido de maneira coletiva através da colaboração de seus seguidores e demais interessados. Em um grupo no Facebook, todo o processo de produção, desde a escolha do nome do projeto até as faixas que vão compor o trabalho, são definidos através de enquetes, vídeos e demais meios de interação. O projeto foi aprovado pela Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Itajaí e está no início de sua execução.

Integrantes:

Evandro "Che" Marquesi - voz e Composições
Emmanuel Schmidt - Guitarra e Voz
Renato Silva - Baixo
Rodrigo Cavaleri - Violão, Banjo, Viola Caipira e Voz
Icó Moronguetá - Percussão
Marcos Renato - Percussão
Ederson Silva - Bateria
Caique Calove - Brincante (Maricota & Boi de Mamão)


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade



Publicidade


Publicidade


Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade